Meta Condomínios e Contabilidade

Dicas de Economia

Energia Elétrica

- Substituição das minuteiras tradicionais das escadarias, por minuteiras individuais.

- Substituição das lâmpadas de filamento, nas partes comuns do condomí­nio, por lâmpadas eletrônicas fluorescentes.

- Substituição das lâmpadas de filamento, por lâmpadas fluorescentes, na iluminação das garagens do condomínio.

- Divisão dos circuitos de iluminação das garagens para reduzir em determinadas horas a iluminação nestes locais, especialmente nas horas de pico, em geral entre 17:30 horas e 20:00 horas, mantendo o ni­vel de iluminação equilibrado.

- Desligamento dos equipamentos de ar condicionado no horário referido.

- Utilize sempre que possivel a iluminação natural abrindo janelas, cortinas e persianas de ambientes como hall social, sala de visitas, salão de festas, salão de jogos.

- Substitua luminárias antiquadas ou quebradas por luminárias mais eficientes, que sejam de fácil limpeza e de preferência, com lâmpadas expostas, as quais poderão ser, assim, de menor potência.

- Em locais onde houver muitas lâmpadas acesas, verifique a possibilidade do desligamento alternado.

- Se o hall social, entrada e marquise do seu prédio possuem lâmpadas incandescentes embutidas no teto, o ideal é colocá-las mais para baixo e reduzir a sua potência.

- Nas garagens, se possível, procure iluminar somente as áreas de circulação dos veículos e não os boxes.

- Onde for possí­vel, use uma única lâmpada de maior potência, ao invés de várias lâmpadas de menor potência.

- Ao fazer uma reforma no prédio, evite pintar com cores escuras as paredes dos halls dos elevadores, escadas e corredores, o que exige lâmpadas mais fortes com maior consumo de energia elétrica.

- Em outras áreas externas (jardins, estacionamentos, locais de lazer, etc.) estude a possibilidade de substituir as lâmpadas existentes por outras de vapor de sódio a alta pressão que fornecem mais luz, com menor consumo de energia elétrica.

- Se o seu prédio não possui interruptores temporizados, nas lâmpadas dos corredores dos andares e garagens, você pode instalar um dispositivo elétrico chamado "minuteira" que permite manter acesas, temporariamente, as lâmpadas desses locais, utilizando-se assim a iluminação de maneira racional, além de proporcionar uma grande redução no consumo de energia elétrica. Ha dois tipos existentes no mercado: os eletrônicos e os eletromagnéticos. Eles permitem a instalação no sistema coletivo ou individual.

Elevadores

- Havendo dois elevadores no mesmo hall deve-se chamar apenas um.

- Não sobrecarregar o equipamento, respeitando o numero máximo de passageiros indicados na cabina.

- Havendo dois elevadores sociais no mesmo hall, verifique a possibilidade para que eles trabalhem alternadamente, ou seja, um atendendo os andares pares e outro atendendo os í­mpares.

- Para subir um andar ou descer dois procure utilizar as escadas.

- Habitue-se a apertar o botão de chamada uma única vez. A insistência e a força não farão o elevador chegar mais rápido, e poderão, ainda, danificar o botão.

Água: você sabia que...

- Gotejando intermitentemente uma torneira chega a 46 litros por dia de desperdício, isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês. Conta mais alta: Um filete de mais ou menos 2 milímetros, 4.140 litros por mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício. Um buraco de 2 milímetros no encanamento, para uma pressão de 15 metros de coluna de água desperdiça, aproximadamente, 3.200 litros por dia.

Parceiros: