Meta Condomínios e Contabilidade

Dicas de Segurança

Para Síndicos

  • - Desenvolver reuniões periódicas com os condôminos, a fim de despertar a consciência para a segurança de todos;
  • - Cadastrar todos os condôminos com dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos, para uso em caso de emergência;
  • - Estabelecer o sistema de identificação com crachá para todos os visitantes, com assinatura do condômino visitado;
  • - Acompanhar o andamento de todos os trabalhos realizados no edifício;
  • - Na contratação dos funcionários, após exigir documentos e referências e certificar-se quanto a  autenticidade e veracidade das informações, dar preferência para os que possuam cursos de formação e treinamento.
  • - Realizar a reciclagem e treinamento periódico de seus funcionários, visando a  segurança do condomí­nio.

Para Funcionários

  • - Ao atender estranhos, manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora
  • - O portão somente pode ser aberto após:
  • - Identificar o visitante
  • - Avisar o morador sobre a conveniência da entrada
  • - Na dúvida, solicitar ao morador para vir identificar tal visitante
  • - No caso de entrega de encomendas:
  • - Avisar o condômino e solicite sua presença na portaria
  • - Na ausência do condômino, receber e guardar para, posteriormente, ser retirado por um morador ou entregue por um funcionário
  • - Jamais permita que o entregador leve pessoalmente a encomenda
  • - Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, manter as entradas do edifício fechadas
  • - Para abrir o portão da garagem, identificar o motorista e observar se não há risco de penetrar alguém junto
  • - Ao receber prestadores de serviços, identificá-los, anotar os dados de seus documentos, avisar o condômino e só permitir acesso às dependências mediante autorização do morador e devidamente acompanhado por um funcionário
  • - Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão após verificar se não há suspeitos próximos

Para Condôminos

  • - A sua compreensão e colaboração são fundamentais para a segurança do Condomínio
  • - Elogiar as ações dos funcionários que visam a garantir a segurança de todos os condôminos, mesmo quando representam algum transtorno para si ou para suas visitas
  • - Ao chegar ou sair da garagem, observar se não há pessoas estranhas ou suspeitas, aguardando ou dando voltas até sentir-se em segurança
  • - Ao estacionar seu veículo na garagem, mantê-lo trancado, sem pacotes e objetos à vista e com o alarme ligado
  • - Alertar a portaria para que receba as encomendas feitas, ou o avise para que vá atender ao entregador na recepção
  • - Quando solicitado à portaria, verificar se o assunto lhe diz respeito, e só então descer à recepção para atender
  • - Ao contratar empregados (domésticas, babás, motoristas, etc.) somente os receber na portaria. Exigir documentação e referências, averiguando a autenticidade e veracidade das informações
  • - As chaves de todas as dependências não devem ser deixadas com os empregados, mantendo algumas dependências isoladas. Assim como não deixar cópias das chaves na portaria

Para Dispositivos Úteis

  • - No caso de pequenas entregas, sugere-se uma caixa na recepção com portinhola, para facilitar a entrega e evitar a entrada do entregador
  • - As entradas do edifício (social, de serviço e garagem) devem ser suficientemente iluminadas
  • - Os equipamentos de segurança devem estar em perfeitas condições:
  • - Portas de entrada
  • - Portões de garagem
  • - Extintores, etc
  • - Os condôminos precisam cooperar com as instalações de equipamentos indispensáveis à segurança:
  • - Olho mágico de 180 graus
  • - Intercomunicador
  • - Interfones
  • - Alarmes, etc
  • - Aos moradores dos 1º. e 2º. andares, recomenda-se um cuidado especial, protegendo as áreas de acesso
  • - A guarita deve ser recuada do portão, com grades altas ao redor do prédio, e o portão da garagem controlado pela portaria

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