- Desenvolver reuniões periódicas com os condôminos, a fim de despertar a consciência para a segurança de todos;
- Cadastrar todos os condôminos com dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos, para uso em caso de emergência;
- Estabelecer o sistema de identificação com crachá para todos os visitantes, com assinatura do condômino visitado;
- Acompanhar o andamento de todos os trabalhos realizados no edifício;
- Na contratação dos funcionários, após exigir documentos e referências e certificar-se quanto a autenticidade e veracidade das informações, dar preferência para os que possuam cursos de formação e treinamento.
- Realizar a reciclagem e treinamento periódico de seus funcionários, visando a segurança do condomínio.
Para Funcionários
- Ao atender estranhos, manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora
- O portão somente pode ser aberto após:
- Identificar o visitante
- Avisar o morador sobre a conveniência da entrada
- Na dúvida, solicitar ao morador para vir identificar tal visitante
- No caso de entrega de encomendas:
- Avisar o condômino e solicite sua presença na portaria
- Na ausência do condômino, receber e guardar para, posteriormente, ser retirado por um morador ou entregue por um funcionário
- Jamais permita que o entregador leve pessoalmente a encomenda
- Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, manter as entradas do edifÃcio fechadas
- Ao receber prestadores de serviços, identificá-los, anotar os dados de seus documentos, avisar o condômino e só permitir acesso às dependências mediante autorização do morador e devidamente acompanhado por um funcionário
- Na entrada ou saÃda de pessoas do condomÃnio, somente abrir o portão após verificar se não há suspeitos próximos
Para Condôminos
- A sua compreensão e colaboração são fundamentais para a segurança do CondomÃnio
- Elogiar as ações dos funcionários que visam a garantir a segurança de todos os condôminos, mesmo quando representam algum transtorno para si ou para suas visitas
- As chaves de todas as dependências não devem ser deixadas com os empregados, mantendo algumas dependências isoladas. Assim como não deixar cópias das chaves na portaria
Para Dispositivos Úteis
- No caso de pequenas entregas, sugere-se uma caixa na recepção com portinhola, para facilitar a entrega e evitar a entrada do entregador
- As entradas do edifÃcio (social, de serviço e garagem) devem ser suficientemente iluminadas
- Os equipamentos de segurança devem estar em perfeitas condições:
- Portas de entrada
- Portões de garagem
- Extintores, etc
- Os condôminos precisam cooperar com as instalações de equipamentos indispensáveis à segurança:
- Olho mágico de 180 graus
- Intercomunicador
- Interfones
- Alarmes, etc
- Aos moradores dos 1º. e 2º. andares, recomenda-se um cuidado especial, protegendo as áreas de acesso